2014/05/31

DESAFIO #16 | Jogos Geográficos

E que tal porem à prova a vossa geografia? Podem simplesmente testar os vossos conhecimentos, ou fazer o registo para irem superando os vossos resultados :)
Deixo-vos alguns linques diretos, mas no site podem encontrar muitos mais.
Eu ando viciado nestes Jogos Geográficos.

Bom sábado e bom desafio :)

jogos geografia Cidades do Mundo

jogos geografia Cidades de Portugal

jogos geografia Cidades de Europa

jogos geografia Bandeiras do Mundo

2014/05/30

The Rolling Stones
Se era preciso ver The Rolling Stones ao vivo para entender o que são the moves like Jagger, ontem à noite dissiparam-se todas as dúvidas. Após 5 horas à espera, em frente e a poucos metros do palco - a multidão foi adensando com o delicioso concerto tricontinental de Rui Veloso, Angelique Kidjo e Lenin, e depois esteve ao rubro com o rock/punk dos Xutos (e Gary Clark Jr ainda passou por lá!) - o público ficou On Fire com a entrada de Jagger (igual a si mesmo) e dos seus companheiros de mais de meio século. 
Ao início eu estava um pouco ansioso, mas estar a poucos metros de Jagger deu para, nos primeiros segundos, sentir toda a sua energia e magnificência.
Ao fim de duas músicas Jagger disse "Olá Lisboa! Olá Portugal! É bom estar de volta... Não sei mais nada em português"; mas mentiu, porque afinal sabia, e não era assim tão pouco. Durante as duas horas que se seguiram tornou-se normal ouvir Jagger falar português, inclusive para desejar que Portugal ganhasse o Mundial de futebol... e que a final fosse com a com Inglaterra :)
Um dos momentos altos da noite foi a presença do Boss Springsteen, que deixou 90 mil pessoas em êxtase, momento esse que ombreou com os encores You can't always get what you want e, claro, (I can't get no) Satisfaction.
É verdade que Sir Jagger já tem idade para ter metido os papeis da reforma, mas a sua química com o público talvez explique porque é que a banda ainda arrasta multidões. Se Keith Richards e Ron Wood roçam um pouco o ridículo (que me perdoem os mais puristas!), Jagger tem, aos 70 anos, uma sobriedade e uma classe notáveis, a que se junta a sua energia invejável. 
Fui ver os The Rollings Stones e saí completamente rendido a Jagger.
Dizem que foi o concerto com mais assistência em Portugal (quase 1% da população), dizem também que os bilhetes são os mais baratos de toda a digressão europeia (mas no meu caso foram 55 euros muito bem gastos), e talvez isso explique os muitos espanhóis, franceses, ingleses... que estavam por todo o lado, mas ao fim de 2 horas de puro e histórico rock, estávamos todos rendidos a apenas uma língua, a dourada, de Jagguer e dos The Rolling Stones.

(cartaz de Diogo Sampaio)

2014/05/28

Rock in Rio Lisboa
Há 10 anos fui ao primeiro Rock in Rio de Lisboa, ver e ouvir Ben Harper. Era a primeira edição do festival fora do Brasil e o entusiasmo era grande. Na altura tive uma das piores experiêcias em festivais e decidi nunca mais voltar a um Rock in Rio, a não ser por um concerto imperdível.
Assim acontece este ano, com a vinda dos Rolling Stones a Lisboa.
Faltam dois dias...
Ao som de "On fire" (The Rolling Stones).

2014/05/27

A "lista gay"
Entre gay e bicha, panasca e frutinha, ou baitola e viado, cada um é o que quer, e niguém tem nada a ver com isso. Entre expressões usadas em Portugal e no Brasil, a lista de sinónimos é longa, e julgo que está longe de estar completa.
Deixo-vos com a lista possível, mas aceitam-se contributos e sugestões :)

Abichanado
Afeminado
Agasalha o croquete
Almofadinha
Amassa o kibe
Apanascado
Baitola
Balde
Bambi
Beesha
Bicha
Bichinha
Bichona
Biba
Boiola
Borboleta
Butterfly
Chupa na palhinha
Congelada
Curte-cara
Dá ré na flauta
Dá ré no kibe
Desmunhecado
Engole cobra
Entendido
Essa Coca é Fanta.
Esconde cobra
Fresca
Fresco
Fruta
Frutinha
Gay
Gayzolas
Giroflé
Guei
Goiaba
Homo
Homoafetivo
Homossexual
Invertido
Joga pedra com a mão esquerda
Jóquei de jibóia
Larilas
Louça
Maricas
Maricon
Mariquinhas
Mariquinhas-pé-de-salsa
Mocinha
Morde-fronhas
Panasca
Pandeleiro
Paneleiro
Panilas
Panisga
Pega de empurrão
Peida vento
Pico
Queima rosca 
Qualira
Rabeta
Rabicho
Rabiló
Rabo
Rôto
Tem pinta
Vampiro de linguiça
Viadino
Viado
Xibungo

*Lista atualizada a 2014/06/21

2014/05/26

BECK
Morning Phase de Beck, já anda em escuta na minha play list há uns meses, sendo muitas vezes a banda sonora para quando corro sozinho. Embora este álbum não tenha nenhuma música tão marcante como o Lost cause de Sea change, é do melhor e mais melancólico que Beck sabe fazer e faz, e talvez, por isso, tenha sempre tanto a ver comigo.
Bom início de semana, com muito boa música :)


2014/05/25

"Mais puta que as galinhas."
Expressão (que podia ser) gay.

2014/05/24

DESAFIO #15 | Ditos que...

Hoje não é dia de "ditos", todavia o desafio é mesmo com os ditos "ditos" :)
A fórmula não é nova, mas desvendar frases (neste caso ditos) escritas com emotions é sempre divertido.
Divirtam-se a decifrar ditos.

1. 

2.   Bart Mooning

3. 

4.   

5. 

6. 

7. 

8. 

9.  Bart Mooning

Bom sábado e bom desafio :-)

2014/05/20

CRISTIANO RONALDO (e Irina Shayk)
CR7 na capa da edição espanhola da Vogue, quase a nu.

2014/05/19

METRONOMY
"Reservoir" é uma das músicas do novo álbum da banda britânica Metronomy.
"Love letters" é o 4.º álbum da banda e, ao que parece, mais (e melhor) do mesmo, que já haviam feito com o anterior "The English Riviera".

Boa música e bom início de semana :)

2014/05/18

"Coisas de homens."
Expressão (que podia ser) gay.

2014/05/17

DESAFIO #14 | Lugares I

Hoje "estou-me nas tindas", e vou ali para os lados da praia de Carcavelos correr e dar um pouco de cor à vida (mas falarei sobre isso outro dia, até porque alguém da blogosfera também vai andar por lá :).

A propósito desta ida a Carcavelos, proponho como desafio para hoje, encontrar o maior nome de terra com uma única palavra.
Ganha o desafio quem encontrar a terra com o nome mais longo.
Ex.: Carcavelos (10)

Bom sábado e bom desafio :-)

Nota: Aceitam-se duas categorias de palavras: as palavras únicas e as palavras hifenizadas.

2014/05/15

Same love, é a história da vida de um homem, que eu não me importava que fosse a minha, e hoje é um bom dia para refletir sobre isso.
Este vídeo é daqueles que ganhou estatudo de Short (gay) movie, e vale mesmo a pena ver na íntegra, mais que não seja porque o vídeo e a música se tornaram numa bandeira pelo casamento gay nos EUA.
A música, de indie rap, é do rapper Macklemore e do produtor Ryan Lewis, tem 1 anos e meio, e, então, passou-me completamente ao lado.
Entretanto, há poucas semanas, ganharam 4 Grammys, por entre mais umas quantas nomeações.


Ah, e estes são eles: Ryan Lewis e Macklemore (Ben Haggerty).
Claro que muito rumores correm pela net sobre a sua orientação sexual, mas quem é que aqui se importa com "tricas"? (mas que eles são giros e que até ficavam bem como casal gay... :)


2014/05/14

2014/05/12

Hoje atirei-me de um avião.
Na verdade empurraram-me... com o meu consentimento :)
Fiz um salto de paraquedas em Tandem, com um gajo giro agarrado às minhas costas, salvo seja. Subimos a mais de 4000 m de altitude, no meio do Alentejo, passeámos de avioneta, disfrutámos a vista, que é fantática (avistámos as Serras de Sintra e da Arrábida, os Estuários do Tejo e do Sado, Tróia, o Atlântico...), saltámos do avião, descemos a mais de 200 km/hora em queda-livre durante 1 minuto, o paraquedas funcionou e de repente pareceu que ficámos a planar, demos umas quantas piruetas que me deixaram enjoado umas horas, o paraquedista ainda me deixou "manobrar" o paraquedas durante uns segundos (mais umas piruetas), continuámos a descida a cerca de 20km/hora, e aterrámos em beleza.
Foram uns largos minutos de descida, parte deles com a adrenalina nos pícaros, mas o tempo voou, e nem deu tempo para ansiedades, receios ou hesitações.
E quando tudo isto é feito com bons amigos, só pode ser fantástico :)
Pelos céus..., ao som de I'm like a bird (Nelly Furtado).
MAC DEMARCO
"Salad days" é o novo álbum do músico canadiano. "Chamber of Reflection" é o primeiro vídeo.

Boa música e bom início de semana :)

2014/05/11

"É ela por ela."
Expressão (que podia ser) lésbica.

2014/05/10

DESAFIO #13 | Uma consoante

Como o desafio de parentescos é de resposta única, hoje lanço mais um desafio de palavras.

Devem encontrar palavras que utilizem apenas uma consoante do alfabeto.
As palavras devem ser da língua portuguesa e ter, pelo menos, 6 letras. A consoante pode repetir-se.
Ganha o desafio quem conseguir a maior palavra.
Ex.: Aleluia (7)

Bom sábado e bom desafio :-)
DESAFIO #12 | Os meus avós II

Este caso de parentescos passou-se na minha família, e envolve os meus avós paternos.
A minha avó tinha 3 irmãs e os meu avô uns quantos irmãos. Uma das irmãs da minha avó casou com um dos irmãos do meu avô, levando a que os filhos de ambos fossem primos-irmãos (com os mesmos avós paternos e maternos).
Mas o peculiar desta história de parentescos aconteceu na sequência de um terceiro casamento, envolvendo outros familiares dos meus avós. Na sequência dessa união, o meu pai, passou a ser primo de um tio e o meu avô tornou-se tio de um irmão; a minha avó passou a ser cunhada de quem já era tia; o meu pai era ainda, simultâneamente, primo direto de uma tia e dos seus dois filhos, e dos dois últimos era comulativamente primo em 1.º e 2.º grau; primos esses que eram netos e bisnetos dos meus bisavós paternos; eu próprio sou primo em 2.º grau de uma tia-avó...
Quem casou com quem nesse terceiro casamento?

Bom sábado e bom desafio :-)

2014/05/09

Ouvi dizer que "o que se diz antes do «mas» nem sempre tem muita importância".

2014/05/08

Fucking young!


As imagens são da edição de primavera/verão da revista Fuching Young!, dedicada ao trema Museum.
No vídeo e nas fotos, foi captado o "estado de espírito de uma geração", num cenário de rebelião com Adrian Cardoso, Alex Pierce, Martin Rybczynski, Cristi Isofii, Gabriel Shinel, Marin e Vitan, a usarem peças de Givenchy, Calvin Klein, Raf Simons, Dolce & Gabbana e Saint Lauren.
As imagens dizem tudo :)





 

2014/05/07

Há uns anos tive um colega de trabalho com quem, à partida, não tive grande empatia, além de que o achava bruto, conflituoso e com maus modos. Por coincidências, nessa altura conheci um rapaz (gay) que era um dos melhores amigos dele, e que me afiançou que ele era homofóbico. Não me espantou, até porque encaixava no perfil que já havia traçado.
Tempos depois, quis o destino (e o meu chefe) que ele viesse trabalhar para junto de mim. Surpreendentemente foi a mim que ele recorreu para pedir ajuda nas novas tarefas que então lhe eram estranhas; e contrariamente ao esperado começou a haver uma empatia muito grande entre os dois, tendo se construido uma amizade que dura até hoje.

Nessa altura eu fazia natação e ele acabou por se fazer de convidado para me acompanhar nas idas à piscina. Por vezes, ficávamos sentados a olhar para quem nadava, e ele começava a comentar os corpos dos rapazes que por lá andavam. Uma vez comentou que achava graça aos garotos com calças a meio do rabo. Com frequência presenciei conversas dele com o irmão mais novo, via telemóvel, e enternecia-me o registo carinhoso e algo paternalista, que terminava sempre com troca de beijos.

Mas a maior surpresa veio na altura em que ele foi pai de um menino; certo dia ele começou com aquelas conversas que quase todos os homens têm sobre os filhos irem ser uns "garanhões" com as raparigas, mas de repente mudou radicamente de registo e disse:
"... mas se ele for gay, também não há problema; claro que eu prefiro que ele não seja, unicamente por ele, porque se ele for, irá ter uma vida muito mais dificil".

Foi a primeira (e talvez única) vez que ouvi um pai dizer isto de um filho. Esta frase, vinda de alguém que, a dado momento, julguei ser homofóbico, é a prova de que nem sempre as primeiras impressões são as últimas ou as melhores.

Agora raramente falamos, mas é um dos grandes amigos que deixei nas Beiras.
Nem sempre somos o que parecemos, ao som de Father and son (Cat Stevens).
Na vida é como nos iogurtes: uns gostam de Gregos; outros preferem Suissinhos.
Cada um come o que gosta, ao som de Eles comem tudo (Zeca Afonso).
*post quase eurovisivo :p

2014/05/06

O cancro do testículo é o mais frequente nos homens entre 15 e os 35 anos, embora seja ainda um assunto desconfortável para muitos.
Para despiste, podem sempre ir a um urologista (que é como quem diz: pagar a alguém para vos mexer nos testículos), ou simplesmente fazer um teste em casa, com a ajuda do namorado, por exemplo :)
Eu apanhei um valente susto (falso alarme, felizmente) há 5 anos atrás, por isso nunca é de mais falar no assunto.

Deixo-vos o linque para um vídeo MUITO interessante (aposto que vão ver e rever), de uma médica inglesa, acompanhada de um rapazinho capaz de prender a atenção de muitos :)
Divirtam-se (a ver o vídeo, claro) e depois façam o teste.
AARON TAYLOR-JOHNSON
O ator britânico, que já vestiu a pele de super-herói, é a capa da Men's Health USA de maio.
No Kick-Ass 2 já tinha dado para perceber que aquele corpo estava em franca transformação, mas, ao que parece, saiu muito melhor do que a encomenda...

2014/05/05

CHET FAKER
"Built on glass" é o álbum de estreia do cantor australiano (Nick Murphy) que usa como pseudónimo uma alcunha alusiva ao nome do seu ídolo, o trompetista e cantor de jazz norte-americano Chet Baker.
"Talk is cheap" é um dos primeiros singles do álbum, e o vídeo é magnífico.
O álbum é de audição obrigatória.

Boa música para início de semana :)

2014/05/04

"Bater de bolas."
Expressão (que podia ser) gay.
*Fora do contexto "desportivo", significa troca de ideias ou de opiniões.

2014/05/03

DESAFIO #11 | Palavras musicais

Retomo os Desafios de sábado, que há cerca de um ano tinham lugar aqui no blogue.

E como os desafios com palavras tínham a preferência da maioria, proponho um desafio que consistirá em fazer palavras usando as notas musicais (na sua forma latina - do, ré, mi, fá, sol, lá e si).
As palavras deverão ter o mínimo de 6 letras e poderão usar acentuação diferente das notas musicais.
Ganha o desafio quem conseguir a maior palavra.
Ex.: Falado

Bom sábado e bom desafio :-)
__

(2014/05/10)
O Horatius está a ganhar estes desafio, com a palavra "SOLFADO".

2014/05/02

Este blogue completa hoje 3 anos.
Começou numa fase da minha vida muito diferente daquela que hoje vivo (numa altura que, erradamente, me julgava quase plenamente feliz), mas na essência, julgo que o blogue continua o mesmo, assim como continuam inteiramente válidos os propósitos do seu início.

Em reflexão - na senda do que tenho feito especialmente nas últimas semanas - não sei se fui eu que mudei ou se me mudaram; mas para o bem e para o mal, há coisas e pessoas que nos tornam diferentes. Nos últimos 2 anos e pouco fui obrigado a isso, e hoje não olho a vida da mesma forma (embora isso não signifique estar mais feliz). 

Já há uns tempos fiz uma refleção sobre os meus nicks passados; mas como um nick não é mais do que um nick, e um nome é muito mais do que um nome (e até gosto muito do meu :); e como o meu nome já é do conhecimento de uma grande parte dos que por aqui passam, decidi, ao fim de 3 anos, abandonar o "sad eyes" e ser apenas eu.

Continuarão os Pixel, os ditos, as minhas t-shirts, as músicas on the radio, os rapazes do perfumes, a série "já fui" (que voltará em breve), os desafios/enigmas (talvez com regresso já amanhã)... assim como outras coisas e novos desafios que por aí virão.

E porque este blogue não é feito apenas para "bloggers", queria agradecer a um João "anónimo" que há uns dias me enviou um mail a manifestar que tinha sentido a minha falta nos meses que estive ausente, e a agradecer o meu regresso ao blogue... porque já me "lia" desde 2011. 
Não é a primeira vez que isto acontece, e é nestes momentos que pensamos que, afinal, embora às vezes pareça, não escrevemos apenas para a dúzia de pessoas que nos "comentam", e as 150 ou 200 visualizações diárias não são apenas de "googlers" ocasionais.

Nas próximas semanas muito acontecerá... mas a vida e o blogue continuam.
Life goes one, ao som de Good friends are hard to find (Ed Harcourt).

2014/05/01

Na vida é como na pastelaria: uns gostam de belgas; outros preferem húngaros.
Cada um come o que gosta, ao som de Eles comem tudo (Zeca Afonso).
*Adoro húngaros :)