2012/08/29

Há dias apercebi-me que um amigo tinha eliminado a sua conta de facebook. Fiquei preocupado, perguntei o que se passava e ele respondeu que só o tinha eliminado aqueles dias porque estava de férias, sem acesso à net e não podia controlar os comentários.
Parece que, este verão, algumas figuras públicas fizeram o mesmo.
Será só de mim ou isto soa a "drama queen"?
Já tinha percebido que algumas pessoas respiram e estão no facebook, alternadamente, mas não imaginava que o estado de dependência chegasse ao ponto de não sobreviverem a uns parcos dias de férias sem fazerem gestão de likes e comentários.
Se criamos redes de contactos e não nos preocupamos com quem faz parte delas, com quem nos segue e com aquilo que partilhamos quotidianamente, então julgo que também não nos deveríamos preocupar com a liberdade de expressão dos mesmos.
Eu vou acampar uns dias, e faço questão de não levar a banda larga nem o pc... mas o facebook e o blogue continuam online :)
On/off , ao som de Online (Brainstorm).

28 comentários:

  1. não ligo nenhuma ao fb, basta-me o e-mail, telemóvel, telefone, skype. blogue e conversar ao vivo e a cores sp q possível.
    bjs.

    ResponderEliminar
  2. Estranhos tempos estes que vivemos. Assustadora a visão de alguns, quando fazer e viver experiências só valerá a pena se puder ser partilhada quase in loco para um sem fim de pessoas (que na sua maioria se estão a borrifar para isso).
    "Se fiz mas ninguém sabe, então é como se nunca o tivesse feito" pensarão alguns!
    Assustador chamar amigo (seja virtual ou não) a alguém em quem nem sequer se dá o mínimo voto de confiança.
    Para mim não funcionaria...parabéns pelo post!
    Sem duvida que partilho da tua visão!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. @Margarida
    Tb não ligo muito, e não tenho estranhos na minha lista de contactos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. @Taitz
    O ponto fulcral será esse mesmo, o do voto de confiança. Eu só tenho na minha rede de contactos pessoas em quem confio e no dia que deixar de confiar, deixarão de estar lá.

    ResponderEliminar
  5. A verdade de hoje é que hoje as pessoas são independentes de tudo e mais um par de botas. Esquecem-se do telemóvel, voltam atrás para o ir buscar ou fazem um drama...

    Sou do tempo, em que as pessoas combinavam uma hora e um local. Não havia telemóveis e as pessoas encontravam-se. Creio que se chama Vontade e Querer...

    Faz-me muita confusão as dependências das novas tecnologias...

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Dependentes de tudo*** Abraço

    ResponderEliminar
  7. @Francisco
    Vivemos a outra velocidade. Eu, por exemplo, não tenho TV em casa e muita gente acha estranho.

    ResponderEliminar
  8. Eu não tenho FB nem quero mas acho que estou com bloguite aguda porque este ano pela primeira vez levei o computador para férias XD

    ResponderEliminar
  9. Mas você já está "num outro nível" de entendimento do mundo, né! As redes sociais são apenas meios... embora saibamos que muitas pessoas as utilizam como fim. Aí é que reside todo o "drama" desse povo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Eu só tenho 20 contactos no facebook, amigos e família próxima. Desses, apenas meia-dúzia tem acesso a tudo o que publico, porque não me coíbo de publicar-me 'nú'. Não faço likes. Quando tenho algo a dizer, comento. Devido ao meu isolamento (amigos e família encontram-se longe) o facebook acaba por ser a minha vida social, mas mesmo em relação a isto estou a apostar em sair mais de casa e substituir a rede pelo sol da rua. Relativamente aos blogues, estou quase como o Arrakis. Reconheço que os meus dois maiores amigos gays foram conhecidos através de blogues - são um meio muito bom de conhecermos e empatizarmos com alguém - e aprende-se muito pela partilha de uns com outros (eu nem sequer vejo noticiário, por encontrar as notícias nos blogues), mas é preciso sabermos desligar-nos disto, de vez em quando, e nunca dar-lhe mais importância do que à vida lá fora.

    ResponderEliminar
  11. :D é moda... mais um ou dois anos e cai no esquecimento... digo eu. Eu adoro a nova arma social - vou desamigar-te do facebook!! ui que medo... :D

    ResponderEliminar
  12. Hmmm será por ser gay e não ser assumido e ter um qualquer medo de ser revelado?

    Ou então é uma figura pública... Até pode ser drama queen, mas se é como ele se sente melhor...

    ResponderEliminar
  13. Também não percebi o drama.
    As redes sociais têm vida própria.

    Boas férias!

    ResponderEliminar
  14. Há muitos e muitas assim, mas também costuma acontecer quando entram num relacionamento, se calhar para afastar a tentação x)
    Boas férias! ;)

    ResponderEliminar
  15. @Arrakis
    Mas o teu blogue é muito saudável :)

    ResponderEliminar
  16. @Cesinha
    Não estamos todos no mesmo nível, e isso por vezes é uma enorme dificuldade. Pelo que conheço de ti, julgo que saberás isso muito bem.

    ResponderEliminar
  17. @Alex
    Não entendi tudo o que escreveste sobre o teu "isolamento", mas julgo que fazes bem em sair mais de casa :)
    Eu tb simpatizo muito com os blogues e já conheci pessoas muito importantes na minha vida por essa via.
    Mas é preciso entender que alguns fazes do blogues formas de expressão que nada têm a ver com o facebook.

    ResponderEliminar
  18. @iLoveMyShoes
    Como tudo, é moda.
    E essa arma não me assusta nada :)

    ResponderEliminar
  19. @Ricardo
    Nem uma nem outra. Julgo que é uma dependência doentia. Apenas isso.

    ResponderEliminar
  20. @Pérola
    Algumas pessoas não entendem isso.

    ResponderEliminar
  21. @Pedro
    Devo ser eu que conheço poucas pessoas, porque n conheço muita gente assim :)

    ResponderEliminar
  22. Bom, o facebook realmente tem uma interface um pouco aditiva. Digamos que permite uma interacção até então desconhecida. Desde que as pessoas mantenham um controlo apertado, não vejo problema alguma em andar por lá.

    No caso desse teu amigo, aí sim, há indícios de um vício. :/
    Eu fui de férias e estive praticamente "ausente" do mundo virtual. Sabe tão bem. :)

    ResponderEliminar
  23. ás vezes é BEM SAUDÁVEL ficar longe do FACE uns dias!

    ResponderEliminar
  24. @Mark
    Mas não nos privaste de continuar a ler a tua "história" virtual :)
    É essa a questão :p

    ResponderEliminar
  25. @Homossexual e Pai
    Eu não sou dependente, por isso nunca sinti essa necessidade de afastamento :)
    Abc.

    ResponderEliminar
  26. Fico semanas sem ir ao face, e nem me lembro. Noutras alturas passo mais tempo por lá, mas a maioria das vezes, por estranho que pareça, é por motivos profissionais.

    ResponderEliminar