2011/06/21

A colossal questão: como se mantém uma relação à distância?
Pode ser uma ideia pré-feita, mas, habitualmente, numa relação hetero, a maioria conhece-se nas lides quotidianas, e constrói as suas vidas, em conjunto, perto da família, dos amigos, dos conhecidos... (com a ressalva das excepções). 
Os gays, em regra, conhecem-se através da net, nesse lugar que torna o mundo (aparentemente) mais pequeno e tudo (aparentemente) mais fácil e acessível, mas que no fim nos obriga a pagar o enorme preço da distância.
Os gays, talvez por já se terem moldado para viver uma vida difícil, aceitam com maior facilidade as relações com centenas ou milhares de km de distância. 
A minha relação com o meu namorado começou desta forma: na net e com uma pequena distância que adiou por meses o dia em que nos conhecemos. Mas quando tudo parecia relativamente perto, à distância das românticas viagens de automotora que fazíamos à vez, de um momento para o outro estávamos a 2000 km de distância, e assim estivemos durante longos meses... 
Por termos passado essa prova de fogo, os cento e tal km que nos separam hoje, durante a semana, tornam tudo relativamente simples. 
A distância resolve-se com tarifários moche, com jantares de skype à luz de velas, com muitas sms com simples "beijos", com fotos na mesa-de-cabeceira, com e-mails de amor, com tardes de praia e com todos os fins-de-semana juntos (mesmo implicando levantar às 6 da manhã de Segunda para fazer os tais cento e tal km até ao trabalho).
A resposta à pergunta parece-me simples e apenas uma: uma relação à distância mantém-se, com amor e se ambos quiserem muito.

17 comentários:

  1. alguém dizia que a distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo, incendeia os grandes e apaga os pequenos :) Se o vosso resistiu...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, depois de milhares, essa centena de km é fichinha! Parabéns pros dois! :-)

    ResponderEliminar
  3. "uma relação à distância mantém-se, com amor e se ambos quiserem muito."
    Está tudo dito aqui, e eu posso prová-lo...

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com a resposta dada a pergunta.
    Muitas Felicidades :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também dizia isso, mas agora questiono-me se será bem assim! Vou esperar pelos proximos tempos e depois te irei dizer se será mesmo assim :P

    Um abraço, amigo :P

    (tu sabes quem sou - C)

    ResponderEliminar
  6. Eu mesmo sendo heterossexual sou uma autêntica nódoa nisto das relações.. o típico. Novinha, muita diversão e pouca coisa séria. Enfim. Sendo eu uma nódoa, as pessoas com quem gosto mesmo de falar, estão distantes. E já tentei, mas não deu. Traíram e publicaram em todo o lado. Bem, não foi a primeira nem a segunda. Por isso a distância para mim não dá! Falando de coisas boas! Felicidades! Fico feliz por alguém conseguir manter uma relação a tantos Km de distância. Não sei como consegues aguentar as saudades. Juro-te que eu sofro bué!
    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  7. S':
    penso que é isso mesmo :)

    Edu:
    Acredita que faço os possíveis para que seja "fichinha".

    Pinguim:
    Imagino que entendas mt bem.

    Ricardo:
    Obrigado.

    C:
    Escrevi a pensar em vocês :)

    Tânia:
    Desejo-te boa sorte.

    ResponderEliminar
  8. O amor,quando é verdadeiro e intenso,partilhado pelos dois com a mesma vontade e resistência,move montanhas e supera tudo.

    i'm back ;)

    um abraço sad eyes

    ResponderEliminar
  9. Eu sei, eu percebi :) ajudou-me a ver algumas coisas!

    Agora vamos esperar, e aguardar, mas tudo farei para não o perder! Amo-o, e é isso que importa!

    Já agora, obrigado por tudo, pelo amigo que és, apesar da distancia que nos separa!

    ResponderEliminar
  10. Eheheh adoro este teu contraste fatalista rematado com uma boa dose de optimismo. Mas não acho que os gays se tenham moldado para uma vida difícil, nem que as coisas devam ser vistas dessa forma.
    Quanto às relações à distancia acho que eu fico a ganhar com os meus 11.000Kms de distancia. Embora preferisse não ganhar. Felizmente conhecemo-nos por cá quando morávamos bem perto e um ano depois tivemos de nos separar. Depois disso já quase passaram dois anos com reencontros que sabem sempre a pouco. Mas enquanto houver amor e planos continuaremos em frente. Nada é impossivel e gays ou não, não existem vidas fáceis.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Olá!

    Sim, acredito que com amor é possível! Mas não só com amor. A confiança, o sentido de responsabilidade e a fidelidade também são importantes.

    Eu sou um pouco céptico em relação a relações à distância, provavelmente porque tive uma que me marcou por isso mesmo e, ao fim de um ano, não consegui aguentar mais! Mas tb porque era mais novo e via a realidade de outra forma!

    E, depois, quem disse que uma relação tem de começar com duas pessoas que vivem porta com porta? Uma relação vai-se construindo e aos poucos vão sendo dado passos. O encurtar da distância é um deles. A vida surpreende-nos muito!

    ResponderEliminar
  12. Shiver:
    Sei por experiências próprias que é assim.

    C:
    Sei que o amas, e por isso espero que sejam felizes juntos.

    Psimento:
    Um dia organizamos um concurso e vcs ganham o prémio :)
    De resto, existem umas vidas mais difíceis que outras.

    Me:
    Estar mais perto dos que amamos é sempre o objectivo. É esse um dos meus grandes objectivos de vida.

    ResponderEliminar
  13. e quase o retrato da minha vida.

    uma distância que se iniciou com 1500 kms, passou depois para uma distancia de 0 kms... e passou depois para cerca de 150 kms.

    sim... a distância resolve-se com a determinação daquilo que une os distantes. e com muita criatividade.

    ResponderEliminar
  14. mas as saudades são tão difíceis de suportar não são? :'(

    ResponderEliminar
  15. PIRRI:
    Não estarei muito longe da verdade quando digo que aceitamos com maior facilidade manter relações à distância.

    S':
    São, mas aprendi a viver assim, longe das pessoas que mais amo (filha e bf).

    ResponderEliminar
  16. Excelente texto, excelente exposição de sentimentos. Ainda há uns tempos escrevi sobre isto, e não poderia estar mais de acordo. E, admito, gosto daquele toque fatalista: ajuda a colocar os pés na terra. Um abraço!

    ResponderEliminar
  17. De certa forma tenho uma forte tendência aos amores platônicos e à disTância... no meu caso, essa questão é sempre muito complexa... mas em resumo, acredito na possibilidade de se criar um vínculo mesmo quando o contato diário não é possível...

    A que se ter cuidado... mas os cento e poucos quilometros desafiam a lógica ao parecerem bem mais perto quando amamamos alguém...

    ResponderEliminar