2011/06/10

"Temos 5 dedos numa mão, um para cada um dos amigos que faremos durante a vida; temos 5 dedos na outra mão, para contá-los".

Este dito (africano, suponho), foi-me dito por um amigo há largos anos; Na altura tinha mais de meia mão-cheia de amigos, de amizades cúmplices que, sem dúvida, eram os melhores amigos que tinha tido; Hoje, desses, não resta nenhum: as distâncias, em dois dos casos, e o corte de relações no outro, deixaram tudo na estaca zero em parcos meses.
Há dias, na já comentada leitura astral, em remate de conversa, como se fosse uma coisa de somenos, falámos nas amizades; Fiquei a saber que eram regidas por um tal planeta que tornava essas relações difíceis e cheias de perdas. E de facto, assim tem sido, mas, apesar das mágoas, talvez não haja nada a fazer, se está escrito nas estrelas...
Tenho amigos e amigas espalhados por todo o lado (em Lisboa, de Norte a Sul, nas ilhas, além fronteiras...), mas nenhum deles é O grande amigo intemporal (naturalmente o namorado está noutro patamar). E embora  não me faltem amigos (alguns dos quais, que lerão este post, são grandes amigos beirões), as distâncias deixam-os por outras bandas e obsta e que as amizades possam ser ainda maiores; Mas talvez o tempo me prove o contrário.

7 comentários:

  1. Infelizmente sad eyes,aprendi essa realidade já há algum tempo atrás da forma mais dura.
    Penso que não há muito que possamos fazer para evita-lo.
    Mas ao mesmo tempo acho que quando as pessoas querem mesmo estar juntas e fazem questão disso arranja-se sempre uma forma,basta querer mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Tantos quantos os dedos de uma mão...?!
    Acho que sim.
    .. e há que os preservar!

    ResponderEliminar
  3. lembro-me da crise que tive quando descobri a parte das "partidas" "chegadas" dos amigos. foi no fim da adolescência. e percebi ainda que o número de amigos se reduziria ainda mais e mais. mas há os que permanecem desde há muito tempo, pode até nem haver contacto durante muito tempo, mas o contacto não se perdeu! e ter uma certa ideia de que estão "ali" chega a ser calmante, apaziguante. por isso, as amizades que resistem são de valorizar, e louvar!

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Meia Noite Um Quarto12/06/11, 13:03

    As distâncias embora severas e duras são lidáveis, tenho os meus encontros cybernéticos, marcados como se marca um café, com os amigos que foram estudar longe, com os que foram viver longe...ou com os amigos que de alguma forma sempre viveram longe, mas todos eles com esforço podem "ESTAR" perto.
    Sou novo, não sei como será amanhã, mas até hoje, sou muito abençoado por quem me apareceu na vida e quem nela permanece, mas mais abençoado me sinto por quem apareceu e teve que partir, porque todos os meus amigos que "desapareceram" marcaram profundamente a sua presença com lembranças e memórias e especialmente com bom ensinamentos que guardo tão carinhosamente.
    Mas as amizades para serem como descreves devem ser bem trabalhadas de ambas as partes, as boas amizades são como uma relação normal amorosa, tem que haver esforço e às vezes alguma luta e trabalho para se manterem, não são fortuitas.

    ResponderEliminar
  5. Amizade nao tem preço, as vezes me sinto só, pelo fato de perceber que tnho poucos amigos em que posso confiar, porém os poucos sao confiaveis...
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  6. Shiver:
    São muitas a variáveis da vida, nem sempre depende de querer...

    mfc:
    quando falamos sobre "aqueles" amigos, 5 tvz até seja demais.

    Zoninho:
    Tb tenho amigos que permanecem desde há muito tempo e dos muitos lugares por onde passei, mas acho que as grandes amizades têm que se construir e manter com presença.

    meia noite:
    Essa é uma boa solução para as distância. Faço isso com as pessoas que mais amo. É uma bela forma de encurtar distância, mas apenas como recurso...

    Ro:
    Confiança é o mais importante, em todas as relações :-)

    ResponderEliminar
  7. A amizade tem vários patamares, é lógico; não descarto nenhum dos níveis, mas no mais elevado (confirmo a tua excepção de quem é o nosso amor), restam muito, muito poucos; se essa história da distância pode ser verdade, por outro lado tenho amigos de há muitos anos, mas que contacto pouco, embora o prazer desses poucos contactos seja imenso.
    E com o tempo, vão-se fazendo novas grandes amizades, estou certo disso.

    ResponderEliminar