2011/10/06

Esta semana ouvi vários lamentos de amigos/conhecidos, em estado de carência afectiva e de desânimo com a vida. E são homens modernos, que moram em cidades pequenas mas com qualidade de vida, com mobilidade, com boas redes sociais (daquelas reais, à antiga) e com o mundo na ponta dos dedos. Será este o paradoxo do século XXI?. 
Ontem morreu um dos homens que mais contribuiu para globalizar as nossas vidas. Mas aqui estamos nós, cada vez mais globalizados e aparentemente mais isolados, solitário, carentes, desiludidos, desanimados... mesmo sabendo que não estamos sozinhos.
Carências globalizadas, ao som de You are not alone (Michael Jackson).

7 comentários:

  1. mas sera a culpa só das redes sociais e da globalização?

    iria mais longe,acho que as pessoas estao mais frias umas com as outras,menos tolerantes,menos "abertas".Jogam demais na defensiva,para nao se magoarem,ja ninguem troca o certo pelo incerto e pela aventura.

    quem criou esta vida em que vivemos,falhou em varios aspectos,para nao dizer redondamente pelo menos no que diz respeito aos relaçionamentos humanos :D

    ResponderEliminar
  2. shiver:
    não culpo as redes sociais virtuais nem a globalização. constato apenas que é um paradoxo e não lhe encontro explicação.

    ResponderEliminar
  3. Vivemos isolados no meio da multidão...

    ResponderEliminar
  4. Algo me diz que te baseaste naquilo que te disse, naquilo que desabafei contigo! Mas sem dúvida alguma posso identificar-me nisto!


    Abraço C.

    ResponderEliminar
  5. mfc:
    Prece que, cada vez mais.

    C:
    Não só, mas tb...

    ResponderEliminar
  6. Eu diria que o mundo actual, no que se refere à facilidade de comunicação, é uma faca de dois gumes: dá-nos tantas hipóteses que nos dispersamos.

    ResponderEliminar
  7. :) depois da tua reflexão, só me ocorre: tanta tecnologia e não pouco calor humano - a interação tem de ser em presença, virtualmente, o filme é outro.

    ResponderEliminar