2011/10/19

Um dos temas mais em voga na blogayria tem sido o casamento gay. De um e outro lado do Atlântico (Portugal e Brasil), o casamento entre pessoas do mesmo sexo tornou-se possível, e têm-se lido, em vários blogues, os relatos apaixonados das celebrações, de amores, que outrora pareciam impossíveis.
Quem acompanha este universo de blogues há uns anos, percebe nestas pequenas coisas a evolução que vivemos, embora, para alguns, resista o travo amargo do tema "adopção".
Hoje, enquanto lia mais um relato de um casamento, e me apercebia de que este cenário era impensável há uma década atrás, imaginei o que seriam os blogues daqui a 10 ou 15 anos. E sem querer ser futurista, nessa altura, em vez das "cenas de um casamento" acompanharemos as sagas das avaliações das equipas de adopção, as sessões de fotografias do quarto da criança, os relatos da primeira reunião na escola, etc... 
Vai-ser-um-must :-)
A vida gay daqui a 10 anos, ao som de The Atlântic Ocean (Richard Swift).

7 comentários:

  1. Francisco - Deus Caido do Olimpo19/10/11, 01:15

    Tanta coisa mudou nestes últimos dez quinze anos, e ainda bem...

    Quanto à adopção, vai ser mais uma "batalha", quem sabe....

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. será uma batalha e talvez mais dura que a do casamento.

    ResponderEliminar
  3. Ainda assim, não me parece que a sociedade tenha que esperar mais 10 anos...

    ResponderEliminar
  4. só um aparte, na verdade no Brasil ainda não é possível o casamento entre pessoas do mesmo sexo, pelo menos não no regime como nós o conhecemos cá em Portugal. O que foi aprovado no Brasil foi o reconhecimento da união civil estável entre pessoas do mesmo sexo, coisa que mesmo nós já tínhamos previsto há um bom tempo no nosso código civil. É quase que uma união de facto.

    Eu acredito na evolução do mundo, acredito que cada vez menos haverá preconceito em relação à homossexualidade, dentro de 50 anos, acredito, que será tão impensável um homofobia como um racismo hoje em dia.

    ResponderEliminar
  5. A adopção será a verdadeira batalha. Aliás o casamento não saiu antes por causa disso. Não sei como será, mas em países bem mais avançados que o nosso, a adopção não é permitida ainda apesar do casamento ser há bastantes anos. Honrosa excepção a de Espanha, mas mesmo assim os gays estão em último na hierarquia para adoptar(como os solteiros em Portugal).

    ResponderEliminar
  6. O que me preocupa verdadeiramente, antes da adopção (e sim vais ser uma dura batalha), é a revogação da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Aqui mesmo ao lado, nuestros hermanos, a um mês de eleições para o governo e com as sondagens a darem a maioria ao PP (Partido Popular) já anunciou que irá revogar a lei que permite o casamento de casais de pessoas do mesmo sexo. E depois, se isto se confirmar, como é? Qual é o estatuto com que as pessoas que se casaram ficam? Andam nitidamente a brincar connosco!

    ResponderEliminar
  7. Francisco:
    Mudou de facto. Quem tem hoje 20m anos nem percebe o quanto evoluímos.

    Shiver:
    Muito mais dura.

    Maurício:
    Falar em 10 anos é ser optimista demais. Basta pensar em ciclos políticos, até termos novamente um segundo mandato de um governo de esquerda.

    meia noite:
    É verdade. Mas aquilo que me tem parecido é que esse tipo de união é encarada como se de um casamento se tratasse.
    Em todo o caso agradeço a rectificação.
    E concordo plenamente contigo, quanto à evolução do Mundo, mas creio que 25 ou 30 anos bastarão para que a homossexualidade seja encarada de outra forma.

    Silvestre:
    Acho normal que essa hierarquia exista, especialmente quando damos os primeiros passos.

    Arrakis:
    Eu acho anedótico esse cenário ser colocado.
    E a seguir: voltam a instituir a escravatura? retiram o direito de voto às mulheres?...

    ResponderEliminar