2012/03/16

É sem dúvida uma óptima proposta para esta fim-de-semana que encontrei no blogue do Gil e que publicito aqui. Eu se tiver tempo e disposição para ir sem companhia, também vou aproveitar para ver alguns e rever outros filmes.

...9º Ciclo de Cinema LGBT da Rede Ex Aequo...

Serão apresentadas 6 sessões de filmes de temática LGBT nos dias 16, 17 e 18 de março, durante o período da tarde e noite, com vista a possibilitar uma maior flexibilidade no horário da projeção de filmes. O ciclo irá realizar-se na Delegação Regional do IPJ em Lisboa, Parque das Nações, em Lisboa. Entrada Livre!

Também no sábado, não percas a festa às 23h no Centro LGBT, situado na Rua de S. Lázaro 88. =)

PROGRAMA


Sexta-feira, 16 de março de 2012, 19h15


Patrik, Age 1.5 (2008) - IMDB TRAILER

Género: Comédia, Drama, Romance
Interesse: Gay, Adoção por casal do mesmo sexo
País: Suécia / Ella Lemhagen / 103 mins / Idioma: sueco / Legendado em português

Sinopse: O Goran e o Sven foram aprovados para adoção e têm a possibilidade de adotar um órfão sueco, o Patrik de um ano e meio (1,5). Mas quando Patrik chega, descobre-se que ele é diferente do rapazinho que estavam à espera. Alguém se enganou na vírgula e aparece um rapaz homofóbico de 15 anos, com cadastro.



Sexta-feira, 16 de março de 2012, 21h30


Mein Freund Aus Faro (2008) - IMDB TRAILER

Género: Drama, Romance
Interesse: Transgénero, Lésbico
País: Alemanha / Nana Neul / 90 mins / Idioma: alemão e português / Legendado em português

Sinopse: Melanie, uma rapariga cansada do seu trabalho e vida monótona, sonha conhecer Portugal. As coisas mudam quando acidentalmente atropela Jenny e esta a confunde com um rapaz. O mal-entendido no entanto, não é desmentido pela própria Mel que se apresenta logo como Miguel, um suposto português nascido em Faro.



Sábado, 17 de março de 2012, 18h00


Producing Adults (2004) - IMDB TRAILER

Género: Comédia, Drama, Romance
Interesse: Lésbico, Procriação Medicamente Assistida
País: Finlândia / Aleksi Salmenperä / 102 mins / Idioma: finlandês / Legendado em português

Sinopse: Namorados desde há muito tempo, a Venla e o Antero, chegam a um impasse: Venla quer iniciar uma família mas o seu namorado, preocupado que a vida de pai lhe prejudique a carreira de patinador de velocidade, não quer ter filhos. Determinada a ter uma criança, Venla procura a ajuda de uma doutora de fertilidade, uma decisão que dá azo a novas possibilidades à futura mãe quando esta se apaixona pela doutora.



Sábado, 17 de março de 2012, 21h15


Sasha (2010) - IMDB TRAILER

Género: Comédia, Drama
Interesse: Gay
País: Alemanha / Dennis Todorovic/ 102 mins / Idioma: alemão / Legendado em português

Sinopse: Os Petrovics moram na Alemanha, mas o  seu estilo de vida e comportamento social permanecem praticamente os mesmos de há 20 anos quando chegaram de Montenegro, ex-Jugoslávia. Por isso, Sasha ainda não saiu do armário. Certamente não para o seu pai ultramachista nem para a sua mãe, que colocou um grande peso nos ombros dele, ao tentar realizar através do filho os seus sonhos frustrados como pianista. Sasha nutre uma paixão secreta pelo seu professor de piano, Gerbhard. A notícia de que Gerbhard está de partida para Viena precipita a saída do armário de Sasha, coisa para a qual ninguém está preparado.




Festa do ciclo de cinema no Centro LGBT às 23h

A entrada será apenas de 3 Euros com direito a uma bebida. A receita da entrada reverte para os projetos da rede ex aequo, cuja continuidade é fundamental para assegurarmos a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ficas desde já convidad@s e haverá mais detalhes em breve.   Smiley



Domingo, 18 de março de 2012, 16h30


8: The Mormon Proposition (2010) - IMDB TRAILER

Género: Documentário, Drama
Interesse: LGBT
País: EUA / Reed Cowan e Steven Greenstreet / 80 mins / Idioma: inglês / Legendado em português

Sinopse: Em 2009, são negados a milhares de cidadãos LGBT mais de 200 direitos civis de que os seus pares heterossexuais e casados desfrutam através do casamento civil. Alguns estados dos EUA demonstraram progresso. Mas por entre o progresso, a Igreja Mormon, com o seu grupo de fachada Organização Nacional Pelo Casamento, coordenou, financiou e liderou o esforço para impedir a progressão da  igualdade no casamento desde há 3 décadas. Como uma organização cujo valor ultrapassa as centenas de milhares de milhões de dólares, a  Igreja Mórmon tem conseguido combater esta guerra em segredo.



Domingo, 18 de março de 2012, 18h30


Tomboy (2011) - IMDB TRAILER

Género: Drama
Interesse: Transgénero
País: França / Céline Sciamma / 84 mins / Idioma: francês / Legendado em português

Sinopse: Laure é uma menina de 10 dez anos. Ao mudar-se com a família para outro local, ela resolve apresentar-se como “Michel” para os novos amigos. Porém, apesar de parecer um menino como os outros, Michel é diferente o suficiente para despertar a paixão de Lisa, uma rapariga da turma. Enquanto isso, em meio às brincadeiras de verão, Laure arrisca-se a explorar os limites da sua nova identidade.


No final de cada filme terá lugar um debate de 30 minutos.

4 comentários:

  1. Bom bom era se começassem a fazer eventos destes pelo país todo! ^^

    Podia ser que começasse a haver uma maior abertura nas mentalidades (mas não só!) :)

    Quanto à companhia, nunca se sabe se tu te decidires a ir, não encontras alguém para partilhar as pipocas contigo durante as sessões de cinema ou mesmo durante os debates...(aqui começavam por partilhar pontos em comum e de repente...quem sabe?) ^w^

    Abraço grande :3

    p.s. - eu também adoro a música do andrew the drag. Desde que a ouvi aqui no teu blog, é uma música que escuto todos os dias... ^^

    p.s.2- fico mesmo contente que tenhas gostado da música que te deidquei! Naquele dia, quando a estava a ouvir, lembrei-me logo de ti e pensei: "é perfeita para dedicar ao sad eyes!" :)

    ResponderEliminar
  2. Boa selecção de filmes. Já os vi todos.

    ResponderEliminar
  3. @Hórus
    Fizeste um filme :P
    Sempre gostei de ir ao cinema sozinho e nunca acabei a partilhar pipocas :p
    Fico contente or saber que descobriste a música aqui :)
    E mais uma vez obrigado pela dedicatória.

    ResponderEliminar
  4. @João Roque
    Eu vi poucos, por isso talvez aproveite para ver.
    abc

    ResponderEliminar