2012/03/07

Numa conversa sobre filhos e pais que moram distantes, uma colega minha falava de um conhecido que tinha ido morar para outro país e que, por opção, raramente vinha visitar a família.
Quando parecia que a conversa já tinha terminado diz ela:
"Eu sei qual é o problema dele. Ele deve ser gay e assim pode viver com o namorado e não tem que dar satisfações a ninguém."
Posto isto, fiquei a refletir nos sacrifícios que temos que fazer para poder ser felizes com quem queremos. E por estas e outras é que no fim-de-semana passado tive vontade de contar à minha filha que sou gay...
Ao som de ouvi dizer (Ornatos violeta).

20 comentários:

  1. Eu ia perguntar "e por que não contou?". Mas nem você, acredito, tem a resposta. Talvez o tempo tenha...

    Abração.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o motivo do tal amigo é o comum a tantas outras pessoas - ninguém escolhe a família onde nasce. Hoje em dia as pessoas facilmente saem de casa e partem rumo a novos destinos, em busca de uma vida melhor e quiçá, em busca do amor verdadeiro...

    Eu acho que embora os pais tenham o dever de educarem os filhos, os filhos também tem o dever de "deixar" os pais serem felizes - sejam eles felizes com quem quiserem. É uma boa maneira de mostrarem aos pais o quanto os amam...."penso eu de que"... ;)

    Li todo o teu blog, desde o primeiro post até agora. Parabéns pelas escolhas musicais! já me tens como seguidor!

    Um abraço e boa sorte! ^^

    ResponderEliminar
  3. eu tb fiz isso...tava farto de nao poder ser eu!

    aoc36

    ResponderEliminar
  4. Super complicado isso, né?
    Não só a situação do colega, mas a tua tb.
    Como contar isso?

    E como é complicado deixar pra trás tudo para tentar ser feliz longe.

    Um bjo.

    ResponderEliminar
  5. @Cesinha
    Porque há coisas que não podem ser por impulso...

    ResponderEliminar
  6. @Hórus
    Para começar agradeço a visita e as leituras :)

    E concordo contigo, temos que deixar os outros serem felizes, e tanto os pais como os filhos têm esse dever.

    Abc

    ResponderEliminar
  7. @aoc36
    Há muita gente que o faz e penso que o devem fazer se precisam disso para ser felizes.
    Mas como a família também é muito importante para mim, penso que nunca o faria.

    ResponderEliminar
  8. @Prisioneiro 0001
    São duas coisas complicadas.
    Mas acredito que o tempo ajuda a resolver tudo. Veremos.

    ResponderEliminar
  9. não sei que idade tem a tua filha, mas quando for a altura certa saberás :)

    um abraço

    ResponderEliminar
  10. Não sei porquê, mas tinha ideia que a tua filha o soubesse. Confabulações minhas...

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Speedy, tudo tem a altura certa. E também com o que dizes "há coisas que não podem ser por impulso". É importante para os dois que encontres o momento certo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Como sabes, não tenho esse problema e sinto-me muito feliz por isso.
    Penso que será talvez mais difícil explicar a um filho do que aos pais que se é homossexual, mormente se ele/a ainda é criança. Há que esperar o momento oportuno.
    Quanto ao falar aos pais, já sabes a minha opinião: de tanto adiarem, alguns (muitos) nunca o chegam a fazer e de certa forma nunca são inteiramente felizes.

    ResponderEliminar
  13. @Arrakis
    Acontecerá certamente no momento certo :)

    ResponderEliminar
  14. @João Roque
    Embora concorde que seja mais difícil contar a um filho do que aos pais, não sinto qualquer necessidade de o contar à minha mãe e faço questão de o contar à minha filha.
    mas tanto numa caso como noutro julgo que acontecerá quando tiver que acontecer.

    ResponderEliminar
  15. Não sei que idade tem a tua filha. Talvez se lhe dissesses agora que eras gay ela não seria capaz de compreender isso. Essa incompreensão poderia levá-la a ser gozada na escola, o que seria complicado e difícil para ela.
    Quando tiver de acontecer, acontecerá.

    ResponderEliminar
  16. @K.
    Contar-lhe a ela não implicaria contar no recreio da escola :)
    Mas preocupa-me a forma como ela lidaria com o assunto. De facto, e apenas por ela, ainda não é o momento.

    ResponderEliminar
  17. Não queria dizer que lhe contavas no recreio. Simplesmente as crianças têm uma tendência para contarem na escola o que ouvem em casa, já que não têm noção das implicações disso .

    ResponderEliminar
  18. @K.
    Eu percebi, e estava a brincar ctg :)
    Mas não creio que isso acontecesse. É uma menina especial que, já consciente disso, superou muito bem outras dificuldades. E tb por isso acho que saberá o que tem que saber antes do que seria natural acontecer.

    ResponderEliminar