2012/07/02

Uma amiga contou-me que tem uns amigos cujo filho já se percebe que vai ser gay. Pela forma de estar do garoto, pelas brincadeiras e pela forma de lidar com os outros miúdos, desde cedo isso tornou-se óbvio para ela e para outros amigos da família, e os pais também já têm noção do facto aparente e já falam do assunto entre si com espontaneidade.
Moral da história:
Tudo isto parece natural, tendo em conta que "nascemos assim", mas o importante é que no contraponto àquela tipologia de pais que não aceitam os filhos gays, parece-me que teremos uma nova geração de progenitores que cedo perceberá se os filhos são diferentes (ou não fingirão que não percebem) e, no seu papel de pais, irão ajudá-los a crescer com todas as dificuldades de serem como são.
Pais e filhos, ao som de My father's eyes (Eric Clapton).

14 comentários:

  1. Tempos novos, sem dúvida, bem diferentes dos que vivi (não me queixo...); as novas gerações vão colher frutos das novas maneiras de pensar,ainda que subsista sempre a homofobia.
    O combate à homofobia é tão ou mais importante do que a aceitação natural da orientação sexual das novas gerações.

    ResponderEliminar
  2. @João Roque
    E esta forma de pensar e agir é extremamente importante, porque muda tudo.

    ResponderEliminar
  3. respeitar a nossa maneira de ser, porque, como disseste, somos todos diferentes e queremos ser livres e felizes.
    espero que não seja a única criança com pais assim.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Também penso que os pais hoje em dia estão mais bem informados e sensíveis a certos aspectos, sobretudo porque a sociedade tende a desconstruir certos tabus. E ainda bem.

    ResponderEliminar
  5. Giro, giro... era o puto chegar aos 18 e, com um nó na garganta, confessar aos pais que é... hetero.

    É importante estar atento, mas não fazer do caso um caso. O importante é educar os filhos com amor e compreensão. Tudo o resto sai natural.

    ResponderEliminar
  6. @Margarida
    Julgo que é uma abordagem interessante. Surpreendeu-me a naturalidade com que isto me foi contado.

    ResponderEliminar
  7. @Arrakis
    Sinto que na minha geração (que hoje tem filhos até 10 anos), que os tabus existem cada vez menos.

    ResponderEliminar
  8. @Alex
    Não o conheço, não sei se acontecerá. veremos daqui a 10 anos :)

    ResponderEliminar
  9. Assim esperamos... que os pais de hoje em dia acompanhem os filhos desde o ínicio ou desde a altura que percebam a diferença. Mas não parte só deles. Também parte das pessoas à sua volta. Eu sou gay e o meu irmao e cunhada sabem. Certamente o meu sobrinho não irá ter uma educação como eu vi muitos a ter.... ser gay é errado e uma escolha. Ele será uma pessoa integra

    ResponderEliminar
  10. @NonSense
    Mas esta parece-me precisamente ser uma história sobre os pais e as pessoas à sua volta. E parece óbvio que este tem que ser o caminho.

    ResponderEliminar
  11. Há esperança :)
    E penso que estas situações serão cada vez mais normais. Custa me dizer isto porque já deveriam ser uma banalidade, mas para lá se caminha ^^

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que assim é! Cá em casa ainda ouço que a homossexualidade é uma anormalidade e deficiência. Já houve alguma evolução porque aqui há uns tempos falava-se no tratamento com choques eléctricos.

    ResponderEliminar
  13. Fico muito contente. Afinal ainda há uma réstia de esperança para este mundo.

    ResponderEliminar