2011/05/08

Cerca de 50 “conectados” no Facebook é coisa que me basta e, mesmo assim, parece-me que a palavra “amigos” é ali usada indevidamente.
Talvez, por ter colocado a fasquia neste ponto, tem acontecido que fulano tal me diga (no meio de mil pedidos de desculpas embaraçados, por andar a bisbilhotar os meus contactos) que viu o perfil de beltrano e que descobriu que ambos tinham sicrano como amigo em comum.
Também aconteceu (mais uma vez, acompanhado de atrapalhadas justificações pela devassa dos perfis dos meus alegados amigos) que me perguntassem quem era e de onde conhecia determinada pessoa, como se fosse suspeito a mesma fazer parte da minha rede social, e denunciando, obviamente, a forma como se teriam conhecido.
E porque não está no âmbito desta reflexão fazer juízo sobre atitudes alheias, apenas me limito a constatar que estamos na era das vidas online.
Está à distância de um Enter descobrir o paradeiro de um colega de primária a quem perdemos o rasto há largos anos; descobrir, com espanto, as ideologias políticas de amigos que conhecemos desde os tempos de universidade; ler sobre os amores e desamores de um antigo namorado ou affair; tirar a prova dos 9 sobre as razões porque a pessoa X ficou à nossa frente no concurso Y...
Só por  curiosidade, tudo isto me aconteceu em tempos não muito distantes.

3 comentários:

  1. Não consigo gostar "daquilo"!
    Mantenho a página, mas nem lá vou.

    ResponderEliminar
  2. Eu sou fã do FB (não chego a ser viciado). Mas este tipo de "histórias" dão-me alguma comichão.
    Na semana passada, alguém que conheço e que me vê frequentemente e que com a mesma frequência faz que não me vê e não me fala surpreendeu-me na fila do supermercado: "Então mandei-te um pedido de amizade no FB nunca mais aceitas porquê?"
    (só lhe respondi com um "adeus, boa tarde")
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. mfc: eu gosto "daquilo", mas penso que lhe são dadas utilizações tão diferentes por cada um que chega a parecer que não estamos todos no mesmo fb...

    Mike: continuando, se há quem tenha 20 ou 30 "amigos" e outros 200, 500 ou 1000, torna-se difil explicar a outra pessoa que no nosso fb so temos "amigos". mas penso que um "adeus, boa tarde" explica isso bem :)

    ResponderEliminar