2013/01/22

A semana passada, no programa "Fala com ela" da Radar, o encenador e coreografo, Rui Horta, dizia que o "amor é o mais importante na vida ... porque o amor é uma relação de escala, o amor é a nossa relação de 1 para 1 ... e isso é uma âncora essencial na vida".
Eu acrescentaria que, quem não entende isto não poderá nunca amar...

Recomendo a audição do programa, com banda sonora de Noiserv.

25 comentários:

  1. Nunca amar ou...acrescento eu...nunca amou de verdade...

    ...e a ser assim, o meu voto é que o Destino traga a essa[s] pessoa[s] uma das melhores coisas que temos na Vida: viver o Amor Verdadeiro! ^^

    Abraço amigo :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenhas razão e essas pessoas não tenham amado de verdade, mas na realidade há quem pense que não vale a pena investir no amor.
      Abc

      Eliminar
  2. Ai ao amor, o amor. Toda a gente o quer, mas quando aparece fogem dele! Vá se lá perceber as pessoas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que todos o queiram, mas que muitos fogem dele, é verdade.
      abc

      Eliminar
  3. Concordo com o Rui Horta.

    Só alguém destruído no seu âmago ficaria indiferente ao amor. Todos nós precisamos de um carinho, de saber que somos importantes para alguém, estimados.
    A carência afectiva pode ser uma tortura, com consequências emocionais / psicológicas desastrosas... e físicas, em alguns casos.

    abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A carência pode destruir tanta coisa em nós...
      Abraço

      Eliminar
  4. eu não oiço a radar, sei que é muito boa, mas só oiço rádio de manhã, a tsf no quarto como despertador e a antena 2 enquanto tomo o pequeno-almoço.
    mas a tsf tem o vitor cotovio aí pelas 06,40 mais uma psicóloga num breve programa do mésicles helin que também dizem umas coisas apropriadas.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito da Radar, e recomendo vivamente. Quando não estou em Lisboa oiço na net.
      Bjs

      Eliminar
    2. acabei por não responder. gostei muito de ouvir o programa. sim, o amor é o mais importante na vida. está tudo dito :)

      Eliminar
  5. Porquê relação de 1 para 1 exclusivamente e não algo com mais potencial que isso? Só é amor se for partilhado por duas pessoas apenas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li a escala de 1 para 1 de outra forma. Para mim é de 1:1, como numa escala de um desenho. Uma relação em que dás na mesma proporção que recebes. Ninguém pode dar mais do que recebe, nem receber mais do que dá.
      Mas respondendo ao teu ponto de vista, eu penso que o amor é sempre de um para um. Tu amas cada um das pessoas individualmente, nessa escala de 1:1.
      Abraço

      Eliminar
    2. Entendo essa perspectiva, apesar de ainda não me ter acontecido dessa forma ;) mas retomando o ponto que estava a frisar. Crês que é sendo assim impossível amar duas pessoas diferentes ao mesmo tempo? :P
      Abraço

      Eliminar
    3. Muito interessante, a pespetiva arquitetónica do amor. Muito interessante...

      Eliminar
    4. Pedro,
      Claro que podes amar duas pessoas ao mesmo tempo, mas cada uma delas é de 1 para 1. Para mim é esta a leitura. Uma leitura de escala, como se fosse gráfica: amamos e somos amados na mesma proporção.
      E o amor quer tens por cada pessoa é sempre diferente: eu amo a minha filha de forma diferente que amo a minha mãe ou a minha irmã (as únicas pessoas que amo verdadeiramente neste momento), mas amo-as incondicionalmente às 3, e cada um desses amores é de 1 para 1, tenho a certeza.

      Eliminar
    5. Alex,
      Também a achei muito interessante, por razões óbvias.
      Abraço

      Eliminar
    6. E continuando o teu racíocinio, é impossível amarmos da mesma forma, na mesma medida. É algo que é único para cada pessoa, e que varia conforme as vivências, as experiências, a vontade de cada um.

      Quanto ao que o Pedro disse eu diria que sim, é possível amarmos 2 pessoas diferentes ao mesmo tempo [creio que ele refere-se ao amor de amantes] mas tal como já disse atrás, não conseguimos amar com a mesma intensidade e "valor". Para mim é algo que penso ser impossível de comparar. Haverá sempre uma das pessoas por quem nós vamos nutrir um bocadinho mais...

      Excelente tema de conversa e reflexão!

      Abraço :3

      Eliminar
    7. Eu sou mais radical, porque não acredito que se possa amar dessa forma duas pessoas. Às tantas uma serão amor e a outra conveniência.
      Como li algures: se achas que amas duas pessoas ao mesmo tempo, escolhe a segunda, porque se gostasse o suficiente da primeira não terias começado a amar a segunda.
      Parece elementar, e eu penso que é isso mesmo :)

      Eliminar
    8. Mais elementar ainda é saber que no mundo há pessoas diferentes, com genéticas de sentimento diferentes.
      Generalização é necesssária - apenas - nos manuais académicos.

      Eliminar
  6. Love comes adorned with many other sentiments followed one after the other. It comes in all shapes and sizes, may times we hate this feeling as we think it makes us suffer but when It comes we never want to let it go. Love is the food that inspiration, life, understanding, trust, hope.... feeds on.

    very interesting indeed

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amor é isso tudo, porque é a coisa mais importante das nossas vidas.
      Abraço

      Eliminar
  7. Acredito que a minha missão nesta vida é viver o amor em todas as suas formas. (Ok, foi uma senhora que me calculou o numero de karma e que entende destas coisas que me disse isto mas eu acredito profundamente.)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se acreditas isso é muito bom. Já me fizeram duas leituras dessas e ainda ando a digerir a primeira...
      Abc

      Eliminar
    2. Ainda não sei o que partilhar...

      Eliminar
    3. Acho que já tens partilhado o que ainda não sabes que terias que partilhar...

      Eliminar