2014/05/30

The Rolling Stones
Se era preciso ver The Rolling Stones ao vivo para entender o que são the moves like Jagger, ontem à noite dissiparam-se todas as dúvidas. Após 5 horas à espera, em frente e a poucos metros do palco - a multidão foi adensando com o delicioso concerto tricontinental de Rui Veloso, Angelique Kidjo e Lenin, e depois esteve ao rubro com o rock/punk dos Xutos (e Gary Clark Jr ainda passou por lá!) - o público ficou On Fire com a entrada de Jagger (igual a si mesmo) e dos seus companheiros de mais de meio século. 
Ao início eu estava um pouco ansioso, mas estar a poucos metros de Jagger deu para, nos primeiros segundos, sentir toda a sua energia e magnificência.
Ao fim de duas músicas Jagger disse "Olá Lisboa! Olá Portugal! É bom estar de volta... Não sei mais nada em português"; mas mentiu, porque afinal sabia, e não era assim tão pouco. Durante as duas horas que se seguiram tornou-se normal ouvir Jagger falar português, inclusive para desejar que Portugal ganhasse o Mundial de futebol... e que a final fosse com a com Inglaterra :)
Um dos momentos altos da noite foi a presença do Boss Springsteen, que deixou 90 mil pessoas em êxtase, momento esse que ombreou com os encores You can't always get what you want e, claro, (I can't get no) Satisfaction.
É verdade que Sir Jagger já tem idade para ter metido os papeis da reforma, mas a sua química com o público talvez explique porque é que a banda ainda arrasta multidões. Se Keith Richards e Ron Wood roçam um pouco o ridículo (que me perdoem os mais puristas!), Jagger tem, aos 70 anos, uma sobriedade e uma classe notáveis, a que se junta a sua energia invejável. 
Fui ver os The Rollings Stones e saí completamente rendido a Jagger.
Dizem que foi o concerto com mais assistência em Portugal (quase 1% da população), dizem também que os bilhetes são os mais baratos de toda a digressão europeia (mas no meu caso foram 55 euros muito bem gastos), e talvez isso explique os muitos espanhóis, franceses, ingleses... que estavam por todo o lado, mas ao fim de 2 horas de puro e histórico rock, estávamos todos rendidos a apenas uma língua, a dourada, de Jagguer e dos The Rolling Stones.

(cartaz de Diogo Sampaio)

13 comentários:

  1. Ainda bem que foi bom, eu fui-me deitar pois a Sic Radical não transmitiu o concerto lol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) parece que não puderam transmitir
      mas foi muito bom :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. É um pedaço de História :)

      Eliminar
    2. eu percebo a histeria ;), mas eu nunca estaria à espera 5 ou mais horas, apertadinha para fazer xixi, porque nestas alturas mesmo que pensemos em não beber água, a cabeça vai para outro lado, tudo ao molho, muita e muita gente, filas para tudo e mais alguma coisa. não, também não me assiste. sou demasiado burguesa.
      bjs.

      Eliminar
    3. Custou um pouco esperar, mas enquanto isso assistia a outros concertos e as esperas não foram muito longas.
      E só custou sair do recinto no final, porque de resto foi tudo muito pacífico :e valeu o esforço :)

      Eliminar
  3. Vi-os "há que séculos" em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tentei ir ver a coimbra mas na altura não consegui bilhetes.

      Eliminar
  4. Por acaso tive pena, era um dia que gostava de ter ido também... mas pronto não dá para tudo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também abdiquei de outros concertos este verão para ir ver este.

      Eliminar
  5. pensava que ia conhecer mais músicas deles, não conheci assim tantas mas a can't always get what you want é mesmo uma música brutal, adoro a música e fiquei contente por estar lá perto da frente a ouvir e a curtir :D

    ResponderEliminar
  6. ah, e eu não sou lá muito fã das músicas deles mas sim, é uma das bandas mais históricas de sempre e sabe mesmo bem poder ver uma banda assim, muito provavelmente na nossa última oportunidade de o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb nunca fui grande seguidor, mas conheço muitas músicas e, além disso, a energia em redor era fantástica :)

      Eliminar