2011/05/24

É comum ouvir comentários jocosos e vis sobre a utilização, e especialmente sobre os utilizadores, de sítios como o Gaydar ou o Manhunt. Os mais habituais são sobre quem os frequenta, como sendo pessoas horrendas (p.e. tarados, velhos, gordos...), sem se perceber muito bem o "porquê" desse ostracismo gratuito
Não terei problemas em assumir que já tive perfis em ambos os sítios, naturalmente, porque procurava algo (nem que fosse apenas sexo), por isso nunca entendi estas observações vindas de quem por lá anda à procura de alguma coisa (porventura, repugnante).
Sempre achei que as pessoas que os frequentam eram tão normais como eu; conheci o meu namorado e alguns dos meus amigos através do Gaydar e do Manhunt; e se neste momento não tenho nenhum desses perfis é simplesmente porque, a dada altura, achei que podiam prejudicar o meu namoro.
Embora sempre tivesse achado que esses sítios eram frequentados por pessoas sérias e interessantes, e que poderiam ser um meio para fazer novos amigos, estou cada vez mais certo que os blogues (do universo gay) são o sítio de eleição para isso acontecer. Na dita blogayesfera não existe esse tipo de preconceito, porque aqui cada um vale pelo que escreve, pelo que partilha, pelo que comenta…, independente da idade, aspecto ou (segundas) intenções.
Por tudo isto, voltei à blogoesfera (a este nicho especial), porque aqui não fazemos parte de nenhum catálogo e nunca seremos etiquetados como artigo descontinuado; em suma, tudo parece um pouco mais normal e real.

10 comentários:

  1. Gostei muito de ler este teu post, que vem na sequência do que te escrevi na minha caixa de comentários.
    E também eu tive perfis no Gaydar e no Bears, e foi lá que conheci o Déjan.
    Desde então, ambos apagámos os nossos perfis, pois não tinham mais interesse para nós...

    ResponderEliminar
  2. Pois em relação a esses ditos sites ainda tenho perfil e ainda mais numa data deles que não vale a pena nomear. Mas foi aí que encontrei muitos dos meus gayfriends e alguns ex-namorados. E sim todos normais, desde médicos, psiquiatras, engenheiros, escritores, professores etc.
    Mas sem qualquer dúvida que a Blogesfera é mais selectivo nas opções, (apesar de não dar para ver o que gostam ou o que preferem lol).

    ResponderEliminar
  3. Aprecio a liberdade de costumes.
    Sou pela felicidade das pessoas!

    ResponderEliminar
  4. É uma questão de filtro. No fundo, é como na «vida real»: essas redes sociais acabam por ser um micro-mundo, que espelha a realidade. Há pessoas que nos despertam mais e outras menos a nossa atenção...

    E se na dita «vida real» as pessoas também demoram tempo a conhecer, nesses sites também acontece o mesmo (só que mediados por um ecrã, o que, admitamos, acaba por fazer diferença). Mera opinião... :):)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Bom... Esses sites são um pouco como a vida real, encontramos de tudo. Se bem que, da minha experiência, é preciso saber filtrar muito bem as pessoas que não interessam...

    Actualmente não optaria por essas vias de conhecer gente como eu. A vida real parece-me muito mais segura e interessante. =)

    ResponderEliminar
  6. Não tenho preconceitos contra as pessoas que usam esses tipo de redes sociais. Eu acho que as próprias pessoas se estigmatizam e são vítimas do seu preconceito. Pois vejamos, tenho vários amigos que estão non gaydar e que dizem não haver ninguém de jeito por lá. Ora eu conheço-os a todos e todos são porreiros e boas pessoas. Não percebo porque nãos e encontram. Talvez porque já têm uma visão inquinada e acabem por usar o gaydar de acordo com a mesma. Assim, será mais fácil encontrar "o que não interessa". Quanto à blogayesfera, aqui estarão certamente pessoas com perfil por lá. Não deixa de ser estranho que aqui se consiga um selo de qualidade que nunca poderá ser dado nesse tipo de rede social, mas apenas por uma questão de representação do mesmo. Lá não se dá tempo e age-se com uma desconfiança que não existe ao ler um blogue. Foi apenas um pensamento... :)

    ResponderEliminar
  7. Confesso desconhecimento acerca do tema inicial, mas é sempre aquela mesma temática. Alguém questiona e critica o que faz o outro, mesmo que faça exatamente o mesmo.
    Eu fico aqui, torcendo para que a blogosfera seja menos humana (o humano me cansa) e mais real. rs

    bacio

    ResponderEliminar
  8. Sou da opiniao que tudo nao passa de um meio... depende dos utilizadores como usam. Ninguem os obriga a ser badalhocos, da mesma maneira que ninguém os obriga a ser sérios.
    Cada um é como cada qual; aprender 1º, julgar depois ;)

    ResponderEliminar
  9. tal como o Rui disse. Depende dos utilizadores, o meio é indiferente.

    ResponderEliminar