Um dia, estava eu em Vouzela (terra de uns certos pasteis), junto à casa dos Távoras, na entrada da ponte sobre o rio Zela, quando me apercebi que o nome da terra, resultava da junção dos nomes dos dois rios que por ali passavam (Vouga e Zela).
Lembrei-me de mais algumas bem conhecidas e também daqueles casos em que, sem se apropriarem dos nomes dos rios, os nomes das terras resultaram da sua localização entre os rio, como a histórica Mesopotâmia - entre os rios (Tigre e Eufrates) - ou o nosso Entre-os-rios (Douro e Tâmega).
O Desafio de hoje é encontrar nomes de terras que ficam "entre os rios" e cujos nomes resultem da junção dos nomes desses cursos de água.
Lembrei-me de mais algumas bem conhecidas e também daqueles casos em que, sem se apropriarem dos nomes dos rios, os nomes das terras resultaram da sua localização entre os rio, como a histórica Mesopotâmia - entre os rios (Tigre e Eufrates) - ou o nosso Entre-os-rios (Douro e Tâmega).
O Desafio de hoje é encontrar nomes de terras que ficam "entre os rios" e cujos nomes resultem da junção dos nomes desses cursos de água.
Ex.: Vouzela (rio Vouga e rio Zela)
Bom sábado e bom desafio :-)
Bom dia, sad. :)
ResponderEliminarAssim de momento não me ocorre nenhum (sou péssimo em geografia de Portugal). Contudo, li o que escreveste em relação à Mesopotâmia e a Entre-os-rios e lembrei-me: o Rio de Janeiro, no Brasil, tem este nome devido a um facto curioso. Nós chegámos à Baía de Guanabara, que não é um rio, mas, devido aos parcos conhecimentos geográficos naquele tempo, apelidámos o lugar de Rio, devido ao "rio", e de Janeiro, porque chegámos nesse mês do ano.
Pronto! Ahah :D
abraço.
É um facto curioso. E terras que incluem os nomes dos rios até são muitas, como São Pedro do Sul, mesmo ao lado de Vouzela.Curiosamente terra por onde passam dois rios (Vouga e Sul) mas que só ficou com o nome de uma.
EliminarAbraço
Só me ocorre Ferreira do Zêzere(Concelho de Tomar) que fica perto do rio Zêzere... :)
ResponderEliminarAbraço amigo e Santa Páscoa
Julgo que Ferreira do Zêzere é mesmo concelho :-) mas pertinho de Tomar.
EliminarTomar, sim, terra daquele belo dito "quem vai para Abrantes deixa Tomar a atrás :-)
Abc e boa Páscoa
eu sou horrível em geografia no que toca a rios xDD
ResponderEliminarr: como assim o blogue mais pesado? No meu computador dá bem :/ não entendo
XD
EliminarA música a correr nos blogs assim que os abrimos atrapalha um pouco... ficam muito mais lentos que os blogues que têm muitas imagens. Basta estar numa net mais lenta para bloquear tudo :p
Abraço
huum :/ vou pensar nisso, é que muita gente diz que adora ir ao blogue ver as novas músicas
EliminarEu tb gosto de ouvir, mas preferia ser eu a decidir por a música a correr :) E quando estou com a banda larga, nem tento entrar nos blogues que sei que têm música.
EliminarAbraço
huuum... pois compreendo :/
Eliminarmas podes sempre "pausar" a música.. não sei se faz diferença
XD
EliminarAlcobaça : Rio Alcoa + Rio Baça.
ResponderEliminarÉ debaixo de Alcobaça que se encontram estes dois rios. O facto vem até atestado no brasão da freguesia. (http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c4/ACB-alcobaca.png)
E quem lá passa, não passa sem lá voltar :-)
EliminarAbraço
r: p/mim não são os números que são importantes, é o facto de as pessoas só me seguirem para eu seguir de volta e quando não acontece chateiam-se, eu não gosto disso :/
ResponderEliminarPoucos mas bons, como disse alguém por lá.
EliminarA blogosfera é um local de partilha, com seguidores, comentários (estas semanas foi péssimo nisso, mas hoje tou a por a leitura em dia)..., mas quem não gosta não precisa de estar lá a fazer número.
Olha, alguns seguidores são como a água nos rios :-)
Abraço
gostei do trocadilho, obrigado pelas palavras Sad.
EliminarE sabes não gosto de Sad, queria que fosses um Happy Eyes :(
Escrevi sobre o(s) meu(s) nick(s) há bem pouco tempo :-)
EliminarAqui: http://good-friends-are-hard-to-find.blogspot.pt/2013/02/os-meus-nicks.html
abc
eu sei, eu lembro-me :D
Eliminara aldeia de são mamede de ribatua, o rio tua é um afluente do rio douro e desagua junto à sua margem. passeio bonito, pelas margens do tua.
ResponderEliminarbjs.
E com a famosa "Linha do Tua" :-)
EliminarObg e bjs
eufrates. :) nem reparei à primeira.
Eliminarmuito famosa e que podia ser reabilitada, mas tal como a linha de caminho de ferro mais linda deste país (a minha, pois claro :D), é extinta. que tristeza...
Nem eu, e agradeço a correcção :-)
EliminarBjs
Não é fácil.Seria muito mais fácil encontrar terras (vilas ou cidades) que fossem banhadas por dois rios,como Constança (Tejo e Zêzere) ou Belgrado (Danúbio e Sava);ou então rios que separassem duas cidades (ainda mais fácil,pois havia o Tejo,rm Lisboa/Almada,ou o Douro no Porto/V.N.Gaia).
ResponderEliminarPois não é fácil, mas existem muitas terras com o nome do rio que lá passa, como já vimos alguns exemplos. Algumas, menos é certo, são atravessadas por dois rios (terras entre os rios) e têm o nome das duas
Eliminar(A tua cidade é atravessada por duas ribeiras e uma delas têm uma ponte pedonal que tem corrido o mundo nas revistas e sites de arquitectura :-)
Claro; embora seja uma cidade sem rios, o Zêzere passa pertinho e tem as suas ribeiras: a da Carpinteira,que é a que referes,a da ponte pedonal; e a da Goldra, mais perto da Estação.
EliminarE a ponte é magnífica. Tenho que lá voltar em breve.
EliminarAbraço
Rio de Moinhos (há vários, mas refiro-me ao de Abrantes) deve o nome aos moinhos e azenhas que existiam ao longo do Tejo, naquela zona. Tem as melhores tigeladas do país.
ResponderEliminarLogo a seguir, Rossio ao Sul do Tejo... palavras para quê?
Mas especificamente com nomes compostos por dois cursos de água não me lembro de mais nenhum (o que é grave, eu adoro rios).
O Tejo dá nome a muitas regiões, e julgo que aí se podem encontrar algumas para o desafio.
EliminarMas temos regiões inteiras que devem os nome aos rios, junto ao Tejo (Alentejo e o Ribatejo), ao Minho (Minho), ao Douro (Douro Litoral e Alto Douro).
Abraço
Olá
ResponderEliminarObrigado pela visita ao meu blog. Quando puder volte, vou gostar muito.
Quanto ao desafio vc me pegou de surpresa, fico devendo.
Abração