2013/08/17

No primeiro dia de férias acordei ainda não eram 7h. O calor do Alentejo e a falta de sono tiraram-me da cama. Preparei-me, arrumei as malas, limpei a casa, e às 8 e pouco estava a dar um pequeno passeio com passagem pelo Giraldo. Quando regressava a casa, nos arcos passei por uma senhora de cabelo apanhado em carrapito, que já parecia agastada pelo cansaço da azáfama matinal e (ou) da idade. Parece o monte dos vendavais, dizia ela, num tom algo revoltado, enquanto olhava para uma montra, 3 ou 4 passos antes de nos cruzarmos. Arrancou-me o primeiro sorriso do dia. Mas como uma bola saltitona a frase ficou na minha cabeça: parece o monte dos vendavais. E efetivamente parece...

Minutos depois fazia-me à estrada, e à saída da cidade um garoto de mochila pedia boleia. Parei uns metros à frente enquanto me vinham à memória os tempos em que fazia o mesmo nas ilhas açorianas. Nem li o destino, mas quando lhe perguntei para onde ia, mostrou-me um pedaço de caixa de cartão. Lisboa. Sempre me ocuparia a cabeça durante a viagem e arrancar-me-ia mais uns sorrisos. Agradeceu-me com um gracias, e tive que lhe explicar que já não estava em Espanha. Perguntou-me depois como se dizia goodbye. Era o Hans, alemão, 20 anos, estudante de engenharia eletrónica. Em viagem pela Europa, completava a sua aventura sozinho, depois de os amigos se terem ido embora com os avós. Informei-o que não chegaria a Lisboa. Sugerir-lhe então uma entrada mais "lusitana" na capital, de barco, diretamente para a Baixa da cidade onde ele queria procurar um hostel. Adorou a ideia. Ficou em Cacilhas depois de me perguntar o que poderia ver em Lisboa e onde poderia sair à noite e ir à praia. Sugeri-lhe Joana Vasconcelos na Ajuda (precisamos de instruir estes alemães), a ida ao BA e praia na Caparica. Aprendeu a lição; despediu-se com obrigado e adeus.
Em modo "sorrindo" (ou parece o monte dos vendavais!), ao som de When you're smiling (Louis Armstrong).

16 comentários:

  1. olha que não era qualquer um que dava boleia a um desconhecido :)
    aposto que tb o fizeste sorrir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não daria boleia a qualquer desconhecido mas aquele até era muito bem parecido ;-)
      Sorriu, claro ;-)
      Abc

      Eliminar
  2. Eu andei muito à boleia e por princípio, quando viajo só não tenho problemas em dar boleia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andei à boleia no tempo dos Açores. Era seguro por lá. Por aqui, raramente dou boleia a desconhecidos, porque nos dias que correm não é muito seguro.
      Abc

      Eliminar
  3. Eu não daria boleia e, como é de calcular, nunca pedi. É muito perigoso abrir a porta do nosso veículo a estranhos. Sim, pois "quem vê caras, não vê corações". Mas é um episódio engraçado que, certamente, guardarás com carinho.

    p.s.: Gosto destes momentos de Verão. :)

    abraço, sad.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca o faço. Mas era 8 e tal da manha. O miúdo tinha um ar decente, estava no meio do nada numa Estrada Nacional, já afastado da cidade. Foi um instinto.
      Pedir boleia pode ser giro se fores com companhia :-)
      Abc

      Eliminar
  4. Quando tinha carro, sempre dei boleias, porque eu em mais novo, também tantas vezes andei à boleia ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo dos sítios e das circunstância, pode ser engraçado :-) Foi também por já andado muito à boleia que instintivamente parei e dei boleia ao moço.
      Abraço

      Eliminar
  5. nunca andei à boleia, mas pedi boleia de umas pessoas que mal conhecia e fomos os quatro de Lisboa para o Porto e regressámos ao fim do dia. e foi para um almoço de lazer. acabou por ser divertido. o que é a vida se não tiver um pouco de risco? :)
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estreei-me nas boleias aos 8 anos :-)
      Já andava de autocarro sozinho e havia greve nesse dia. Juntei-me a um grupo de miúdos do Ciclo (que era perto de minha casa) e quando eles arranjaram boleia para a escola (o que os miúdos faziam pela escola nos 80's!) lá fui eu também :-)
      Bjs

      Eliminar
  6. Que aventura! E ainda forneceu umas boas dicas!

    ResponderEliminar
  7. Muito bom :)
    Ainda há uns tempos atrás alguém partilhava comigo que achou o máximo as boleias numa das ilhas dos Açores :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da tua ilha só guardo boas memórias :-)
      Bjs

      Eliminar
  8. Pois, também concordo com a maioria... Nos dias de hoje é perigoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é verdade, mas ainda há pessoas com boas intenções :)
      abc

      Eliminar