2012/05/26

Hoje é dia de ESC (Eurovision Song Contest).
Aquele que começou por ser um festival de música ligeira (inspirado no festival de San Remo) poderia ser hoje um festival de world music que juntasse toda a diversidade da Europa. Mas não é nada disso e nem sei o que é. Há muitos anos que deixei de seguir.
A juntar a isto, a participação portuguesa costuma ser medíocre, e isso é o que mais me entristece (talvez tenhamos que recuar até 1974 para recordar o fim do período de ouro em que a RTP representada de forma digna a música nacional). Por isto, acho lamentável que o evento não seja usado para divulgar alguns compositores ou bandas portuguesas que mereciam ser vistos e ouvidos em direto, em horário nobre, por mais de 100 milhões de telespetadores em todo o mundo. Em suma, deveria ser feito o serviço púbico que não faz...
Curioso, ou talvez não, é o facto de o festival ter muito sucesso na comunidade gay (e como muitos seguidores nos nossos amigos da blogayesfera :-)...
Seja como for, faz parte das memórias de muitos de nós, e eu até me consigo lembrar que uma mão cheia de músicas e músicos/bandas que por lá passaram e que ainda hoje oiço. Os Brainstrom, por exemplo, fizeram parte da minha play list durante algum tempo e descobri-os no palco do ESC há uma dúzia de anos atrás.

Waterfall (Brianstrom) | Letónia

10 comentários:

  1. É curioso como realmente é uma data tão importante para nós - 1974 - que marca e de forma negativa a participação portuguesa no Festival da Eurovisão.
    Toda a gente dizia que este ano a nossa canção era boa, só a ouvi há dois dias e é de uma banalidade atroz...

    ResponderEliminar
  2. nunca ouvi a nossa canção.
    (difícil pensar em festival a ouvir os linkin park... e a gostar).

    ResponderEliminar
  3. @João Roque
    Também acho curiosa esta viragem em 74, curiosamente, no ano em que o eurofestival também mudou com a vitórias dos ABBA.

    ResponderEliminar
  4. Poxa, eu não conhecia Brainstorm! Banda de 1989, é isso mesmo? Linda música, muito obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Realmente, aquilo que vi, já nada tem a ver com identidade pessoal dos países em questão: têm todos um estilo meio pop e nem sequer são cantados na língua materna. Como costumo dizer "Cheguei ao limiar do bom gosto".

    ResponderEliminar
  6. @Tânia ExPinheiro
    Por isso é que eu preferia que fosse um festival de world music em vez de um festival pop de segunda :)

    ResponderEliminar
  7. Ufa... finalmente alguém com a minha opinião acerca do festival da eurovisão!

    (Considero apenas que nos anos 80, Adelaide Ferreira e Maria Guinnot foram tb marcos mto positivos da nossa participação).

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca tinha assistido ao festival, e achava aquilo uma pimbalhada do piorio. Entretanto conheci o P, e este ano organizamos mesmo o serão, com pipocas e canapés, lol. E elaborámos o nosso próprio top.

    ResponderEliminar