2012/10/15

Alice doesn't live here anymore.*
A Alice era minha vizinha quando eu era pequeno, e proporcionou-me o meu primeiro desgosto de amor. Eu teria uns 6 anos e ela passava dos 20. Prometeu-me que casava comigo e eu acreditei, mas casou com outro, e ainda tive que ir ao casamento. Passei uns anos sem a ver e há pouco tempo encontrei-a num casamento (é a sina).  Reencontra-la - quase nos 50, mas ainda encantadora - trouxe-me à memória o meu fetiche de adolescente por mulheres mais velhas. Curiosamente só por mulheres. Efectivamente já achava graça a gajos nessa altura e enquanto via a minha irmã e as amigas a babarem-se por rapazes mais velhos, eu já olhava para os mais novos.
Recentemente, tenho ouvido vários amigos a defenderem a teoria de que quando somos mais novos gostamos de pessoas mais velhas, e que essa tendência se inverte à medida que envelhecemos. Esta regra até parece que proporciona algum equilíbrio ao "ecossistema", mas tirando este episódio prematuro da Alice e o fetiche da adolescência, isso nunca mais se passou comigo. Passei os 20's a achar graça aos de 20, e nos 30's assim tem continuado. É inato e os factos dizem-me que não há nada a fazer.
Sobre idades e fetiches, ao som de Alice (Tom Waits).
(*) "Alice doesn't live here anymore", é um clássico de Scorcese, de 1974, vencedor do Oscar para melhor atriz e um dos primeiros filmes de Jodie Foster.

20 comentários:

  1. Não sei. Eu não ponho grandes limites na idade. Têm que ser adultos, têm que saber fazer uma conversa, têm que dar valor à vida... mas quando são belos - tanto me faz 20 ou 40.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  2. Eu acho graça à faixa entre os 20 e os 30 e sempre assim foi, tal como tu. Isso nunca mudou à medida que fui tendo mais idade.

    ResponderEliminar
  3. Normal amigo,

    Quando somos novos, queremos mais velhos, pela maturidade, segurança, conhecimento etc etc...

    Quando somos mais velhos, queremos mostrar o "último grito do ganso", mostrar aos amigos e à Sociedade que ainda temos quem queremos(nem que tenhamos que pagar lol)

    Claro, como em tudo na vida, existem excepções :)

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  4. @Pedro
    Na teria concordo ctg, mas na prática não costumo ser assim :)
    abc

    ResponderEliminar
  5. @Arrakis
    Julgo que comigo será igual, mas daqui a 10 ou 20 anos falamos :)
    abc

    ResponderEliminar
  6. @Francisco
    Eu situo-me no terceiro parágrafo. Nunca gostei de homens mais velhos e gosto de mais novos, simplesmente porque gosto (e pagar por isso, nem pensar lol) :)
    Abc

    ResponderEliminar
  7. o último grito do ganso? :D
    qd eu tinha 8 tive uma paixoneta pelo vizinho q tinha 16. depois vi-o anos mais tarde e pensei aonde tinha a cabeça para gostar dele...
    nunca mais o vi, mas mudei-me de armas e bagagens para lx e 20 anos é muito tempo.
    já gostei de mais novos, de mais velhos, da mesma idade. a idade nunca foi importante.
    bjs.

    ResponderEliminar
  8. Já tive pessoas mais velhas e mais novas. Há algo nas pessoas e não nas idades. Acho que é isso que importa. :)

    ResponderEliminar
  9. @Margarida
    Nessa altura as minha paixonetas costumavam ser por miúdas da mesma idade, tirando aquela que me prometeu casamento :)
    Mas reencontrar algumas dessas pessoas aos mais tarde tem alguma piada :)
    bjs

    ResponderEliminar
  10. @NonSense
    Em teoria também penso assim :)
    abc

    ResponderEliminar
  11. Eu sempre gostei, até a título de amizade, de pessoas relativamente mais velhas. Nem que fossem uns meros dois anos de diferença em relação a mim. Talvez seja uma necessidade implícita de protecção. :)


    abraço :3

    ResponderEliminar
  12. @Mark
    Nesse campo sempre me dei muito bem com pessoas mais velhas, por gostar de aprender com elas; e gosto muito de pessoas mais novas, porque gosto muito de partilhar.
    Quem me conhece bem, sabe que é assim :)
    abc

    ResponderEliminar
  13. em pequeno tive paixonetas por algumas professoras...em adolescente gostei e namorei com colegas de turma e vizinhas da minha idade.

    Quanto a rapazes, curiosamente...eu sempre gostei de rapazes um bocado mais novos que eu...curiosamente o Hotei foi o primeiro em toda a vida que gostei de verdade com uma idade muito próxima da minha... ^^

    Abraço :3

    ResponderEliminar
  14. acho que isto depende muito de cada pessoa, de fato muitos homens mais velhos preferem os mais novos pela necessidade de ter alguém para cuidar deles, pelo vigor físico e etc, mas quem busca uma companheiro de fato não olha muito as limitações da idade. apenas ama. e pronto.

    ResponderEliminar
  15. Gosto de pessoas mais velhas, me interessam suas historias, suas vivencias, suas bagagens de vida.

    Abraços, querido.

    ResponderEliminar
  16. @Hórus
    Eu em pequeno tb só tive paixonetas por miúdas.
    Em graúdo tem sido assim :)
    abc

    ResponderEliminar
  17. @Serginho Tavares
    Concordo. Não se procura; gosta-se. Mas gosta-se de determinadas coisas e a idade pode ser uma delas. É como ser gay. Gosta-se.
    abc

    ResponderEliminar
  18. @Edilson Cravo
    Também disso nas pessoas mais velhas. Mas além disso há uma atracção emocional e física que tb faz parte :)
    abc

    ResponderEliminar
  19. Ao longo da vida, e quase a entrar nos 30, já dei para os dois lados, literalmente. Em raparigas, umas (pouco) mais novas, uma bastante mais velha, lol. Nunca pensei que me viesse a apaixonar por um homem mais novo que eu. Aconteceu, e ainda bem.

    ResponderEliminar
  20. @um coelho
    Ainda bem. E espero que continues assim apaixonado :)
    abc

    ResponderEliminar