2012/12/14


História #08
Autor: Alex (a & y)

- Imaginavas diferente?
- Mais fácil, sim. - respondi.
Ele sorriu.
Eu sorri.
Enrosquei-me no cachecol de lã, apertando a chávena de chá contra o meu peito.
- A vida não é linear.
- Que queres dizer com isso?
  Que não é previsível? - perguntei fitando-lhe o rosto doirado.
- Que não é programável.
- Acredito pouco em coincidências. - disse, lançando para o horizonte as palavras.
- Continuas um homem de Deus.
  Apenas lhe mudaste o nome.
- Todo o homem acredita em qualquer coisa. - proferi, baixando os olhos para as suas mãos ternas.
- Em que acreditas tu?...
  Neste mar que nos observa?...
  Neste farol que nos segura?...
  Nesse chá que te aquece?...
  Em mim?... Em ti?... No amor que sentes por mim?...
- Não. - sorri.
Ele sorriu.
Voltámos para dentro, às tarefas de natal.

7 comentários:

  1. por vezes, as palavras são supérfluas.
    gosto do mar, mesmo o invernoso, agreste.

    ResponderEliminar
  2. Às vezes o que não se diz é mais importante do que se diz.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem. Deixa-nos a refletir sobre a vida...

    ResponderEliminar
  4. Muitas vezes não é preciso dizer para dizer.
    Também gosto muito do mar no inverno e adoro faróis :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. :) Como escrever com palavras o que existe entre as palavras? É o meu dilema. Esta foi uma tentiva muito tímida e, ainda, pouco certeira. I'll keep trying.

    ResponderEliminar
  6. De facto, linear apenas é a nossa vida biológica...

    Fazendo um paralelo com, não pude deixar de notar, o elemento que é comum, nas palavras que enuncias- chá, farol, mar- a água. E os seus vários estados de oscilação. Ora purifica, ora destrói.
    Estará o mar a observar que nem águia, esperando pelo ataque?
    Será o farol aquela ponta de esperança, a fé que teima em não se apagar do peito?
    E o chá... algo de pessoal, o porto seguro, confortante, íntimo...

    E o amor, enfim, como barco que oscila nesse mar de sorrisos...

    E a psicanálise barata fica-se por aqui =P


    Hum, sinto-me tão jovem para acreditar que a vida 'não é programável'.
    But I do.

    ResponderEliminar
  7. Top5 - Tão quotidiano. Senti-me quentinho como no meio de uma coberta de lã.

    ResponderEliminar